ACD Igreja Velha - Futsal

A história continua a ser escrita

taca portugal olivais vitoriaA equipa de futsal da ACD Igreja Velha venceu este sábado a equipa do Sport Lisboa e Olivais, da 1ª Divisão Nacional, por 4-2 no Pavilhão Gimnodesportivo das Colmeias, em jogo a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal.

Não é fácil descrever as emoções que se viveram no pavilhão depois do jogo de ontem. Memorável, histórico, arrepiante, tudo junto. Talvez assim se possa chegar perto daquilo que jogadores, tecnicos, dirigentes e adeptos sentiram quando a dupla de arbitragem deu por terminada a partida. Havia alguém que acreditasse verdadeiramente que era possível vencer uma equipa da 1ª divisão? Daquelas que nos habituamos a acompanhar na tv e nos jornais? Daquelas das quais conhecemos os jogadores e os admiramos? Bom...talvez todos nós acreditássemos. Bem lá no fundo. Só assim é possível explicar o feito que a nossa equipa conseguiu ontem. Vencemos, caramba! Já vos tinha dito?

O jogo começou numa toada morna. Da nossa parte muita expectativa, do adversário um misto de domínio e confiança. E assim foi no decorrer da primeira parte. A equipa de Lisboa dominou a partida e obrigou-nos a defender. Muito. Mas estávamos bastante concentrados e fomos segurando o resultado. Nas bancadas respirava-se de alivio depois  de vermos a nossa equipa conseguir segurar o adversário nos primeiros minutos. Era importante não "começar a perder". E aguentamos....8 minutos. O SL Olivais, que jogava numa toada algo lenta, conseguiu fazer o primeiro golo na primeira oportunidade que teve. Marçal o seu autor. Até final da primeira parte só houve mais uma oportunidade de golo, também para a equipa adversária. Da nossa parte havia uma certa satisfação de vermos a nossa equipa conseguir segurar o "todo poderoso" adversário. E havia a secreta esperança que a segunda parte trouxesse boas novas.

Na segunda parte o jogo começou com mais do mesmo: domínio do adversário. Mas lentamente começou-se a ver a nossa equipa a subir no terreno e a ganhar confiança. Sentia-se claramente que era possível marcar um golo. E aos 5 minutos da segunda parte conseguimos mesmo fazer o golo do empate através do Huguito. Deu-se a primeira explosão de alegria no campo e nas bancadas. Depois seguiram-se uns longos 10 minutos de muita concentração e de um jogo bastante dividido. Crescia a esperança e a crença de que era possível fazer mais qualquer coisa neste jogo. De tal forma que ariscamos várias vezes a jogar de 5 para 4.

A 4 minutos do fim da partida o Fábio recupera uma bola e é parado em falta à entrada da área da equipa adversária. Coube ao Nuno Maduro a marcação do livre. No primeiro remate a bola bate na barreira mas na recarga conseguiu mesmo fazer o nosso segundo golo. Nova explosão enorme de alegria no pavilhão: estávamos a ganhar!

Ainda mal refeitos da última explosão de alegria e surge uma nova. Pela esquerda do nosso ataque o Mike remata cruzado e faz o 3-1. Loucura total! Tínhamos de nos concentrar profundamente em defender este resultado. E assim o fizemos. O SL Olivais tinha menos de 4 minutos para virar o resultado e colocaram "tudo" em campo. Passaram a jogar de 5 para 4 e aumentaram muito o ritmo de jogo. Nesta altura fomos gigantes defensivamente. E a 2 minutos do fim o Eduardo consegue fazer o 4-1 com um remate à saída da nossa àrea para a baliza deserta do adversário. Aqui já todos acreditamos que era possível vencer. Faltam 2 minutos de jogo...."só" 2 minutos. Neste tempo ainda o adversário conseguiu reduzir para 4-2, resultado com que terminou a partida.

A poucos segundos do fim nenhum adepto conseguia estar sentado nas bancadas que, diga-se, estiveram bastante bem compostas. Todos sentiam que estávamos à beira de um feito absolutamente histórico, não só da nossa equipa mas como do próprio futsal. Será assim tão exagerado dizer que é pouco provável que alguma equipa dos distritais tenha eliminado uma equipa da primeira divisão nacional? Não fomos consultar nada nem confirmar a nossa ideia. E até podemos estar errados mas isso pouco importa. Ganhamos e continuamos na Taça de Portugal. Vencemos, caramba! Já vos tinha dito?

  GALERIA DE FOTOS DO JOGO

Partilhar

ACDIV 2002 2003 FV

Resultados

 

Goleadores

2014/2015 - Divisão de Honra

Golos
Nome Golos
1 Nuno Maduro Nuno Maduro 14
2 Nuno Guarda Nuno Guarda 13
3 Hugo 'Huguito' Vieira Hugo 'Huguito' Vieira 10
4 Mike Ferrador Mike Ferrador 9
- Fábio Gaspar Fábio Gaspar 9

Aniversários

João Capitão
João Capitão

Warning: vsprintf(): Too few arguments in /home/up2ip1h0/futsal.igrejavelha.pt/libraries/joomla/methods.php on line 169
... vai fazer 30 anos
no dia 28 novembro 2017
( 28.11.1987)
Tiago Sismeiro
Tiago Sismeiro

Warning: vsprintf(): Too few arguments in /home/up2ip1h0/futsal.igrejavelha.pt/libraries/joomla/methods.php on line 169
... vai fazer 29 anos
no dia 03 dezembro 2017
( 03.12.1988)